Autor : Adilio Marcuzzo Junior (08/07/2009)
Este artigo está sendo publicado, pois, alguns usuários do site, após lerem o artigo “As Carreiras na Manutenção Aeronáutica”, estão me perguntando sobre as diferenças entre as diversas profissões no mundo da manutenção aeronáutica.
Vamos esclarecer as diferenças técnicas e funcionais das seguintes profissões, de acordo com nossa legislação aeronáutica :
Vamos esclarecer as diferenças técnicas e funcionais das seguintes profissões, de acordo com nossa legislação aeronáutica :
- Auxiliar de Manutenção de Aeronaves;
- Técnico em Manutenção de Aeronaves ou Mecânico de Manutenção Aeronáutica;
- Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves;
- Engenheiro Mecânico;
- Engenheiro em Aeronáutica.
Auxiliar de Manutenção de Aeronaves
O Auxiliar de Manutenção de Aeronaves, função prevista no RBHA 43, é o profissional sem nenhuma formação técnica ou aquele que concluiu o curso técnico em escola homologada e foi aprovado no exame da ANAC e, portanto, possui o CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) e que deverá trabalhar por, no mínimo, três anos em empresa homologada pela ANAC para receber a habilitação definitiva chamada CHT (Certificado de Habilitação Técnica).
Duração do curso : de um e meio a dois anos (para os que desejam cursar um curso técnico de nível médio).
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves:
Locais de trabalho : empresas de manutenção, empresas de transporte aéreo, fabricantes de aeronaves e componentes, empresas de assessoria e projetos aeronáuticos.
Para profissionais sem formação técnica, mas com grande experiência em atividades específicas da manutenção de aeronaves, a FAA (Federal Aviation Administration) americana criou a função de “Repairmen” que, infelizmente, não existe em nossa legislação.
Duração do curso : de um e meio a dois anos (para os que desejam cursar um curso técnico de nível médio).
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves:
- Não pode realizar ou assinar sozinho nenhum documento de registro primário de manutenção de aeronaves;
- Não pode realizar atividades de inspeção de aeronaves;
- Não pode ser Responsável Técnico por empresas.
Locais de trabalho : empresas de manutenção, empresas de transporte aéreo, fabricantes de aeronaves e componentes, empresas de assessoria e projetos aeronáuticos.
Para profissionais sem formação técnica, mas com grande experiência em atividades específicas da manutenção de aeronaves, a FAA (Federal Aviation Administration) americana criou a função de “Repairmen” que, infelizmente, não existe em nossa legislação.
Técnico em Manutenção de Aeronaves ou Mecânico de Manutenção Aeronáutica
O Técnico em Manutenção de Aeronaves (nomenclatura CREA) ou Mecânico de Manutenção Aeronáutica (nomenclatura ANAC), função prevista no RBHA 43, é o profissional que concluiu o curso técnico em escola homologada e foi aprovado no exame da ANAC e já possui três anos de experiância como profissional em empresa homologada pela ANAC e tem a habilitação definitiva chamada CHT (Certificado de Habilitação Técnica).
Apesar de não ser exigido pela ANAC para a atividade de mecânico, o registro do profissional junto ao CREA é mandatório se o profissional quiser assinar como responsável técnico por empresas de manutenção e transporte aéreo.
Para se tornar um inspetor de aeronaves, o profissional deve ter exercido a função de técnico por, pelo menos, quatro anos após a emissão de seu CHT.
Duração do curso : de um e meio a dois anos.
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves:
Locais de trabalho : empresas de manutenção, empresas de transporte aéreo, fabricantes de aeronaves e componentes, empresas de assessoria e projetos aeronáuticos.
Apesar de não ser exigido pela ANAC para a atividade de mecânico, o registro do profissional junto ao CREA é mandatório se o profissional quiser assinar como responsável técnico por empresas de manutenção e transporte aéreo.
Para se tornar um inspetor de aeronaves, o profissional deve ter exercido a função de técnico por, pelo menos, quatro anos após a emissão de seu CHT.
Duração do curso : de um e meio a dois anos.
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves:
- Não pode assinar por grandes modificações e grandes reparos que não tenham dados técnicos previamente aprovados;
- Funções de responsável técnico limitadas.
Locais de trabalho : empresas de manutenção, empresas de transporte aéreo, fabricantes de aeronaves e componentes, empresas de assessoria e projetos aeronáuticos.
Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves
Originada na Alemanha, a função de tecnólogo foi criada como uma especialização após o término do curso de engenharia assim como ocorre na área da Medicina onde o profissional formado deve efetuar uma especialização de três anos para exercer uma especialidade específica. No Brasil adotou-se um modelo um pouco diferente onde o profissional pode realizar este curso antes da formação de engenharia. O curso de tecnólogo pode ser considerado um curso de engenharia de menor duração voltado para uma atividade específica, como por exemplo, a manutenção de aeronaves.
O tecnólogo, anteriormente chamado de técnico de nível superior ou engenheiro operacional, é um profissional de nível superior cuja formação, no nosso caso, visa o gerenciamento de atividades de manutenção.
Disciplinas voltadas para administração e gerenciamento de empresas são diferenciais deste curso com relação ao curso técnico de manutenção de aeronaves onde o aluno estuda somente os sistemas de aeronaves.
É uma excelente opção para quem trabalha e não pode fazer um curso de engenharia aeronáutica de período integral, além de permitir a eliminação de matérias em outros cursos de engenharia.
Duração do curso : três anos
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves :
Funções que pode assumir : Responsável Técnico em empresas de manutenção e de transporte aéreo.
O tecnólogo, anteriormente chamado de técnico de nível superior ou engenheiro operacional, é um profissional de nível superior cuja formação, no nosso caso, visa o gerenciamento de atividades de manutenção.
Disciplinas voltadas para administração e gerenciamento de empresas são diferenciais deste curso com relação ao curso técnico de manutenção de aeronaves onde o aluno estuda somente os sistemas de aeronaves.
É uma excelente opção para quem trabalha e não pode fazer um curso de engenharia aeronáutica de período integral, além de permitir a eliminação de matérias em outros cursos de engenharia.
Duração do curso : três anos
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves :
- Não pode assinar nenhum documento de registro primário de manutenção de aeronaves sem possuir CHT de mecânico de manutenção aeronáutica, cursos e experiência mínima como mecânico;
- Não pode realizar atividades de inspeção de aeronaves sem possuir CHT de mecânico de manutenção aeronáutica, cursos e experiência mínima para ser um inspetor designado;
- Não pode assinar por grandes modificações e grandes reparos que não tenham dados técnicos previamente aprovados;
- Funções de responsável técnico limitadas.
Funções que pode assumir : Responsável Técnico em empresas de manutenção e de transporte aéreo.
Engenheiro Mecânico
A engenharia mecânica é um curso superior destinado a profissionais que queiram trabalhar em qualquer ramo da indústria, seja ela voltada para a mecânica ou outras áreas tecnológicas, incluindo a aviação.
O curso de engenharia destina-se a formar profissionais que estudam matérias relacionadas a projetos de dispositivos mecânicos e elementos de máquinas, além de disciplinas voltadas para administração e gerenciamento de empresas.
Existem vários engenheiros que já possuem formação de técnicos em manutenção de aeronaves e que exercem funções gerenciais na aviação.
Muitas empresas de manutenção de motores aeronáuticos contratam este tipo de profissional para gerenciar suas atividades.
Também é uma excelente opção para quem trabalha e não pode fazer um curso de engenharia aeronáutica de período integral.
Duração do curso : cinco anos
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves :
Funções que pode assumir : Responsável Técnico em empresas de manutenção e de transporte aéreo.
O curso de engenharia destina-se a formar profissionais que estudam matérias relacionadas a projetos de dispositivos mecânicos e elementos de máquinas, além de disciplinas voltadas para administração e gerenciamento de empresas.
Existem vários engenheiros que já possuem formação de técnicos em manutenção de aeronaves e que exercem funções gerenciais na aviação.
Muitas empresas de manutenção de motores aeronáuticos contratam este tipo de profissional para gerenciar suas atividades.
Também é uma excelente opção para quem trabalha e não pode fazer um curso de engenharia aeronáutica de período integral.
Duração do curso : cinco anos
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves :
- Não pode assinar nenhum documento de registro primário de manutenção de aeronaves sem possuir CHT de mecânico de manutenção aeronáutica, cursos e experiência mínima como mecânico;
- Não pode realizar atividades de inspeção de aeronaves sem possuir CHT de mecânico de manutenção aeronáutica, cursos e experiência mínima para ser um inspetor designado;
- Não pode assinar por grandes modificações e grandes reparos que não tenham dados técnicos previamente aprovados;
- Funções de responsável técnico limitadas.
Funções que pode assumir : Responsável Técnico em empresas de manutenção e de transporte aéreo.
Engenheiro em Aeronáutica
A engenharia em aeronáutica é um curso superior destinado à formação de profissionais de engenharia para a atividade de gerenciamento e projetos aeronáuticos, podendo este profissional trabalhar em outros ramos de atividade tecnológica.
É o único profissional qualificado para realizar projetos e grandes reparos ou grandes modificações em aeronaves e componentes aeronáuticos que exijam conhecimento específico de cálculos necessários a garantir o correto funcionamento de produtos aeronáuticos.
Duração do curso : cinco anos
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves :
Locais de trabalho : empresas de manutenção, empresas de transporte aéreo, fabricantes de aeronaves e componentes, empresas de assessoria e projetos aeronáuticos.
Funções que pode assumir : Responsável Técnico em empresas de manutenção e de transporte aéreo.
É o único profissional qualificado para realizar projetos e grandes reparos ou grandes modificações em aeronaves e componentes aeronáuticos que exijam conhecimento específico de cálculos necessários a garantir o correto funcionamento de produtos aeronáuticos.
Duração do curso : cinco anos
Limitações da carreira na manutenção de aeronaves :
- Não pode assinar nenhum documento de registro primário de manutenção de aeronaves sem possuir CHT de mecânico de manutenção aeronáutica, cursos e experiência mínima como mecânico (exceto para liberação de aeronaves após confecção de formulário de grandes reparos ou grandes modificações);
- Não pode realizar atividades de inspeção de aeronaves sem possuir CHT de mecânico de manutenção aeronáutica, cursos e experiência mínima para ser um inspetor designado.
Locais de trabalho : empresas de manutenção, empresas de transporte aéreo, fabricantes de aeronaves e componentes, empresas de assessoria e projetos aeronáuticos.
Funções que pode assumir : Responsável Técnico em empresas de manutenção e de transporte aéreo.
Outras Atividades
Existem outros cursos oferecidos na aviação como, por exemplo, o de Ciências Aeronáuticas que não está relacionada diretamente à manutenção de aeronaves, pois, este curso destina-se a pilotos ou pessoas interessadas no gerenciamento de operações de aeronaves ou na gestão de aeroportos, portanto, muito cuidado para não escolher o curso errado, se você profissional deseja frequentar um curso superior voltado para a manutenção de aeronaves, procure saber se o estabelecimento de ensino oferece o curso de tecnólogo e se o MEC (Ministério da Educação e Cultura) reconhece este curso para que você possa efetuar seu registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para responder como responsável técnico por empresas de manutenção de aeronaves.
Informações detalhadas sobre as responsabilidades das carreiras citadas neste artigo podem ser obtidas no livro “Legislação Aeronáutica Comentada - Ênfase em Manutenção” de autoria deste que vos escreve (consultem a seção "LIVROS" deste site).
Informações detalhadas sobre as responsabilidades das carreiras citadas neste artigo podem ser obtidas no livro “Legislação Aeronáutica Comentada - Ênfase em Manutenção” de autoria deste que vos escreve (consultem a seção "LIVROS" deste site).