Autor : Adílio Marcuzzo Junior (13/03/2009)

Pode-se resumir o conceito de qualidade total com a seguinte frase :

“Um compromisso individual de cada profissional em realizar uma tarefa com as melhoras técnicas disponíveis utilizando o melhor dos conhecimentos teórico e prático adquiridos em anos de estudo e dedicação para se tentar atingir a máxima perfeição no cumprimento desta tarefa”

Convém esclarecer que a “máxima perfeição” é um conceito teórico, pois, o que tentamos é atingir o melhor resultado que podemos como seres humanos imperfeitos que somos.

Para se atingir níveis de excelente qualidade requeridos na manutenção de aeronaves temos uma característica do ser humano pouco comentada, mas que é fator decisivo para se atingir o conceito de “qualidade total” e influenciar na segurança de vôo :

ÉTICA

A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) e tem a seguinte definição para alguns autores :

“Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade”

Em vários artigos já publicados neste site descrevemos as responsabilidades de mecânicos, inspetores, responsáveis técnicos, operadores, administradores e autoridades da aviação civil.

Vejam quantas pessoas de diversas áreas estão envolvidas com a segurança de vôo e se relacionam diariamente para que o sistema de segurança de vôo funcione da melhor maneira possível, ou seja, protegendo a vida de milhões de usuários que utilizam a aviação como meio de transporte.

Neste relacionamento a ética é fator primordial para o perfeito funcionamento de todo este sistema. A falta de ética é, em muitos casos, a razão de acidentes e incidentes aeronáuticos, principalmente no que se refere à falta de caráter de profissionais que deveriam cumprir com suas obrigações e primar pelo perfeito funcionamento do sistema de aviação civil.

Sabemos, hoje, que a sociedade brasileira não é mais referência no que se refere a padrões éticos, estamos enfrentando uma crise sem precedentes no que se refere ao nível do caráter do cidadão brasileiro motivado por políticas nacionais e internacionais que tendem a tornar o futuro de nossas gerações uma catástrofe em termos de educação, ética, moral, honestidade e demais vistudes necessárias para que um ser humano não tenda a se tornar uma “besta desumana”.

Esta degradação de nossa cultura influencia no nível de ética de nossos profissionais e, com certeza, tenderemos a uma queda na qualidade dos serviços de manutenção de aeronaves, visto que uma sociedade sem cultura gera um número maior de profissionais sem ética e, como resultado, tarefas executadas sem o compromisso com a qualidade.  

Para se manter a qualidade na manutenção de aeronaves deve-se manter um alto padrão de proficiência no cumprimento das responsabilidades dos profissionais envolvidos e a falta de ética profissional destes elementos do sistema de aviação civil podem ocasionar incidentes ou acidentes devido a deficiências no cumprimento de suas atividades.

Trabalhando há mais de vinte anos na manutenção de aeronaves já presenciei e soube de vários exemplos de como a falta de ética pode influenciar na qualidade dos serviços na aviação civil.

Desde a falta de caráter de administradores que visam somente o lucro fácil sem se preocupar com a segurança no ambiente de trabalho e treinamento de seus funcionários, passando por chefes que não permitiam que seus subordinados estudassem ou consultassem manuais para realizar suas tarefas com medo que estes evoluíssem e se tornassem um perigo às suas posições dentro das empresas, mecânicos sem vontade de estudar e sem compromisso com seu emprego ou de ensinar corretamente seus colegas mais novos, além, de deficiências no sistema de vistorias e preparo do pessoal encarregado de fiscalizar o sistema de aviação civil por incompetência ou falta de vontade política de nossos governantes.

Já tive que ouvir algumas sandices vindas das bocas de responsáveis técnicos como a de que mecânicos e inspetores não precisam conhecer a legislação aeronáutica, pois, isto é função somente de engenheiros. Sinto pena destes profissionais, pois, além da falta de ética e desconhecimento de sua função estão colocando em risco suas carreiras e a vida de várias pessoas.  Em manutenção de aeronaves toda a equipe deve ser treinada nos produtos aeronáuticos em que trabalha e na regulamentação de sua atividade e a função do responsável técnico é justamente a de proporcionar condições favoráveis de aperfeiçoamento de seus subordinados dentro da empresa.

Mecânicos e inspetores são os profissionais mais importantes no processo de obtenção da qualidade da manutenção de aeronaves e precisam ter apoio de responsáveis técnicos e administradores para evoluírem e aperfeiçoarem seus conhecimentos e devem se conscientizar que necessitam se esforçar estudando e transmitindo conhecimento aos demais colegas de trabalho.

Por sua vez, a autoridade aeronáutica deve fazer a sua parte selecionando pessoal preparado, com experiência prévia em manutenção de aeronaves e funcionamento de empresas de manutenção em seus concursos de admissão e proporcionar treinamento e capacitação a seus funcionários. Um fiscal do governo que saiba menos do que um profissional do setor privado não fará vistorias, somente estará fazendo turismo na cidade onde está a empresa ou aeronave a ser vistoriada.

Outra obrigação de nossa autoridade é a melhoria contínua dos requisitos de nossa legislação aeronáutica e a emissão constante de regulamentos atualizados com os padrões mínimos de segurança de vôo exigidos mundialmente.

Com relação aos fiscais de aviação civil estes não podem se acomodar com a garantia de um emprego estável e devem procurar estudar e evoluir buscando sempre treinamentos da autoridade aeronáutica, de fabricantes, de escolas e empresas especializadas e agir como um servidor daqueles que pagam seus salários : os usuários do sistema de aviação civil.

A questão é : no ambiente em que você está trabalhando existe ÉTICA PROFISSIONAL ???

Se todos agirem com ética certamente não teremos com o que nos preocupar quanto à segurança das pessoas transportadas diariamente nas aeronaves que cruzam os céus do Brasil.