Autor: Luciano Carrera Gonçalez
Técnico em Manutenção de Aeronaves
Quem ainda não presenciou alguém soltando uma porca com um alicate ?
Quem não viu um parafuso Philips sendo apertado com uma "chave de fenda fina" ?
Pois bem, existem, ainda, aqueles que calibram pneus com o método do "soquinho"!!! Acreditem, isso existe.
Todos os técnicos ou futuros técnicos devem, sim, buscar experiência e usá-la, mas ela somente é adquirida através da informação, do interesse, do profissionalismo e, acima de tudo, da humildade, fatores estes, que são descartados todas as vezes que deixamos de ouvir ou ler algo que julgamos saber totalmente.
Digamos que a experiência não nos obriga saber o número de uma peça (part number), mas nos obriga saber onde encontrá-lo.
O manual não existe para ser decorado e sim lido, consultado sempre, pois, é neste momento que a margem de erro cai a zero.
Devemos conhecer os sistemas de cada aeronave através de cursos de aperfeiçoamento que nos permitirão entender a lógica de cada um. Porque cada troca de pneu tem algo a ser levado em conta, cada reparo efetuado em um sistema elétrico tem algo a ser respeitado, cada trabalho exige algo que se chama procedimento.
Se alguém ainda não ouviu falar em "standard practices", usem seu tempo para ler este capítulo tão importante do manual de manutenção. Leiam-no, usem-no com dedicação. Ele é o capítulo onde se encontra a essência do bom técnico, é a diferença entre a perfeição e o retrabalho, entre o inútil e o aplicável, entre o lucro e o desperdício.
Quando você, ingressando na manutenção de aeronaves, receber uma ordem cumpra-a, confirmando no manual se a maneira como ela lhe foi transmitida está dentro do padrão como determina o procedimento, se a ferramenta que será utilizada é a adequada. Debata, peça, ensine e pergunte...sempre !!!
A queda de uma aeronave pode ser causada por um erro seu ou do seu companheiro que estava ao seu lado e que, por um motivo qualquer, não teve uma informação preciosa que você poderia ter fornecido, atitude esta mais conhecida na aviação como o famoso "pano preto".
E, tenha certeza que, quando este avião decolar, essa informação fará a diferença entre a competência e a negligência, o profissional e o criminoso, a vida e a morte.
Mas, sábio e experiente não é aquele que ensina, pois, não teria nada a ensinar se não fosse humilde para aprender. Então, ouça tudo aquilo que alguém possa lhe ensinar, absorva tudo e acrescente à sua experiência.
Procure em cada trabalho que lhe é rotineiro, encontrar aquele "algo"que você ainda não viu ou não sabe.
Consulte o manual, dependa dele incessantemente, pois isto fará de você um verdadeiro técnico.
Existem pessoas que seguem o padrão errado :
_ Faço isso há anos, sempre fiz deste jeito, para que consultar o manual ?
Este técnico não evolui e não trabalha da maneira correta.
Você já ouviu alguém dizer :
_ Conheço a lógica deste sistema como a palma da minha mão, então, vamos abrir o manual e começar a pesquisa deste ponto.
Se isto já aconteceu, baseie-se neste técnico, ele tem muito a lhe ensinar e a acrescentar à sua experiência.
Nunca deixe de buscar uma informação a mais, mesmo que ela não pareça importante.
Na dúvida, consulte o manual, mesmo que uma das opiniões seja a sua. Seja humilde e eficaz.
Busque sabedoria, alcance a experiência, tente atingir a tão sonhada excelência técnica.
Seja você a "ferramenta certa" para a sua empresa !!!!!