Autor : Edison Giovani de Faria Loredo

Neste artigo veremos quais os cuidados que técnicos de manutenção aeronáutica devem tomar durante a instalação de equipamentos que necessitem penetrar através dos compartimentos pressurizados de aeronaves. Estes cuidados devem ser seguidos durante os procedimentos de instalações de antenas, passagem de cablagens, modificações estruturais, etc. 
1 - Assegure que a resistência estrutural da região a ser modificada não será afetada quando houver a necessidade de execução de uma abertura.
2 - O fabricante da aeronave deve ser consultado sobre o tipo de abertura pretendida, dimensão e localização se esta não estiver estipulada no manual de manutenção da aeronave ou em um boletim de modificação emitido pelo fabricante da aeronave. 
3 - Aplicação do selante :
a - Devem ser seguidos os cuidados com a proteção individual e do meio ambiente a fim de evitar intoxicações, irritações de pele e contaminação da área em que o mesmo está sendo aplicado;
b - O selante deve atender às especificações sugeridas pela norma em que a modificação está sendo baseada, levando em consideração que este deve atender as especificações para vedação contra vazamentos de pressurização e penetração de umidade. O tempo de cura e a preparação do selante devem ser seguidos para assegurar a vida útil e eficiência da selagem;
c - A área a ser selada deve estar livre de impurezas, protegida quanto a corrosão;
d - Se houver penetração de cablagens, os fios devem ser separados e deve se efetuar uma aplicação individual de selante do tipo fio a fio. A cablagem será introduzida no furo e a maior concentração de selante deve estar presente na área de pressão, também deve ser aplicada uma nova camada de selante do outro lado a fim de prevenir fugas de ar;
e - Na instalação de plugs de conexão de fios estes devem ser selados e presos com parafusos e porcas auto-frenantes;
f - Após a certificação da cura do selante, a aeronave deve ser submetida a um teste de vazamentos de pressurização seguindo os procedimentos citados no manual de manutenção da aeronave a fim de certificar que não existem fugas por esta área.
4 - Instalação de antenas :
a - Durante a instalação de antenas devem ser seguidos os procedimentos citados na Advisory Circular 43.13-2A do FAA. Nesta AC são citados os procedimentos normativos básicos e os cuidados com a estrutura da aeronave durante a instalação (Figura 1).

Figura 1

b - Reforçadores confeccionados com chapa de alumínio devem estar protegidos contra corrosão e ser instalados entre os stringers (longarinas longitudinais da fuselagem), utilizando a própria fixação dos stringers ou entre as cavernas, para promover um reforço estrutural na região em que foram feitos os furos para fixar e passar o cabo da antena (Figura 2).

Figura 2

c - A forma de aterramento da antena com a fuselagem deve ser observada para se evitar perda da performance do equipamento em que a mesma está alimentando.
d - A antena deve ser selada com selante apropriado na junção com fuselagem executando-se um acabamento aerodinâmico, evitando a infiltração de água. As porcas de fixação devem ser seladas na parte interna da fuselagem para se evitar fugas de pressurização. O corpo dos parafusos também devem ser receber uma camada de selante antes da introdução na antena, após a instalação e aperto a cabeça do parafuso deve ser selada a fim de evitar armazenamento de água (Figuras 3, 4, e 5).

Figura 3

Figura 4

Figura 5

e - Execute um cheque de pressurização seguindo os procedimentos do manual de manutenção da aeronave observando se não existem deformações estruturais e vazamentos na região em que foi executada a instalação da antena.
5 - Uma boa fonte de procedimentos para penetração de fuselagens de aeronaves pressurizadas são as normas das ACs do FAA e, para algumas aeronaves, o capítulo 20 do manual de manutenção traz alguns dados técnicos para a execução destes serviços. 
6 - Registre a instalação do componente na caderneta da aeronave, caso esta seja considerada uma "pequena modificação" e, também, registre em um formulário SEGVÔO 001 caso a instalação seja classificada como "grande modificação" verificando as instruções da IAC* 3133 e da IAC 3150. 

* Instruções de Aviação Civil