Artigo e fotos gentilmente cedidos pela Raytheon Aircraft Company
O Premier I é um conceito totalmente novo, criado a partir de um desafio:
"Construir um jato executivo, na categoria "entry level" mais veloz, com melhor performance, a um baixo preço de aquisição e um baixo custo operacional, com a maior e mais confortável cabine, através de tecnologia inovadora."
O resultado foi um jato inigualável. Uma aeronave excepcionalmente superior às aeronaves de sua categoria, introduzindo novos patamares de conforto e performance na categoria "entry level".
ATRIBUTOS DO PREMIER I
- Cabine espaçosa
- Altas velocidades de cruzeiro (843 Km/h)
- Capacidade de operação em pistas curtas
- Custo de aquisição acessível
- Capacidade de operação "single pilot" (Já certificado nos E.U.A. e em fase de certificação no Brasil).
- Baixos custos de operação
- A mais alta tecnologia em materiais, aviônica e design
- Mais de 300 aeronaves vendidas
- Suporte ao cliente em todo o mundo
- Garantias excepcionais
A CABINE
A cabine do Premier I foi a primeira parte do projeto a ser concluída. Tudo mais partiu deste conceito. As asas da aeronave localizam-se abaixo da cabine, e não através dela, a fim de maximizar o espaço, proporcionando um extraordinário conforto interno.
O Premier I tem a maior cabine de sua categoria:
- Altura: 1,65 m (64,5 polegadas)
- Largura: 1,68 m (64,5 polegadas)
- Comprimento: 4,11 m (162 polegadas)
- São 315 pés cúbicos de volume, contra 208 do CJ1 (51% menor !) e 258 do CJ2 (22% menor !).
- Perfeito escritório durante as viagens
- Assentos são totalmente reclináveis e giratórios
- Galley espaçosa permitindo 5 diferentes configurações
- Airshow, CD Player, DVD, Video K-7
- Disponibilidade de canais de comunicações: conexão para fax, telefonia por satélite, Internet e computador.
- Acabamento de altíssima qualidade
O COCKPIT
- Utilização de Aviônicos Collins Pro-Line 21 (Tecnologia ultra-moderna)
- Duplo FMS 3000, totalmente integrado ao Pro-Line 21
- Equipamentos de última geração com mostradores em telas de cristal líquido colorido, proporcionando fácil leitura dos instrumentos
- Visual elegante e arrojado
- Equipamentos simples e amigáveis com o piloto, de fácil navegação, reduzindo o volume de trabalho e fadiga do piloto
A FUSELAGEM
- Fuselagem em materiais compostos, fibra de carbono e colméia de epoxi
- Até então, estes materiais só eram usados em aeronaves militares de última geração.
- A fibra de carbono é um material 3 vezes mais forte e resistente que o tradicional alumínio e 20% mais leve
- Este material elimina a necessidade de rebites e emendas na fuselagem, ampliando o espaço interno, sem contudo, aumentar as dimensões externas da fuselagem
- Altíssima tecnologia proporcionando segurança, conforto e performance.