Autor: Adilio Marcuzzo Junior
O Balanceamento da Aeronave
Nesta segunda parte do artigo Pesagem e Balanceamento de Aeronaves vamos analisar uma ficha de pesagem explicando, passo a passo, os conceitos da teoria de pesagem e balanceamento de aeronaves, para isto, usaremos como exemplo uma ficha da aeronave modelo King Air C90 (conforme a tabela 1 vista anteriormente, esta aeronave é homologada conforme RBHA 23, categoria normal, portanto se operada conforme o RBHA 91 sua pesagem não tem prazo definido a não ser com relação às exceções da tabela. Se operada conforme RBHA 135 deve ser repesada a cada 3 anos).
Após os preparativos para a pesagem vamos efetuar a leitura do peso encontrado em cada célula da balança (colocadas, neste caso, nos apoios dos macacos).
Resultados obtidos :
Apoio do macaco na asa esquerda = 1.461 libras
Apoio do macaco na asa direita = 2.201 libras
Apoio do macaco no nariz = 2.430 libras
Agora vamos transportar estes valores para a ficha de pesagem considerando que o braço dos apoios traseiros (R) é de 195,5 polegadas e o braço do apoio de dianteiro (I) é de 83,5 polegadas :
DADOS DA PESAGEM |
APOIOS | PESO (lbf) | TARA (lbf) | PESO LÍQ. (lbf) | BRAÇO (in) | MOMENTO (lbf.in) |
Esquerdo | 1.461,00 | 0,00 | 1.461,00 | 195,50 | 285.625,50 |
Direito | 2.201,00 | 0,00 | 2.201,00 | 195,50 | 430.295,50 |
Sub-total | 3.662,00 | 0,00 | 3.662,00 | 195,50 | 715.921,00 |
Dianteiro | 2.430,00 | 0,00 | 2.430,00 | 83,50 | 202.905,00 |
Total registrado | 6.092,00 | 0,00 | 6.092,00 | 150,83 | 918.826,00 |
Observem que o valor do braço obtido (150,83 in) é resultado da divisão da soma dos momentos dos apoios pela soma dos pesos dos apoios, ou seja, este braço representa a distância de 150,83 polegadas da linha de referência.
Vocês se lembram da definição de C.G. dada na primeira parte ?
Então, observem a fórmula abaixo :
C.G = (braço de apoio dianteiro x braço) + (braço de apoio traseiro x braço)
Pesos (apoio traseiro esquerdo + apoio traseiro direito + apoio nariz)
Ou seja,
C.G. = Soma dos Momentos
Peso Total
Portanto,
C.G. = 918.826,00 = 150,83
6.092,00
Este valor de 150,83 está bem próximo ao C.G. que realmente nos interessa.
Mas, porque motivo estamos tentando encontrar o C.G. da aeronave ?
Efetuar o balanceamento da aeronave significa manter o centro de gravidade dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante da aeronave. Estes limites correspondem ao limite dianteiro e ao limite traseiro do C.G. com relação à corda média aerodinâmica (CMA).
Estes limites são estudados pelo fabricante durante o desenvolvimento da aeronave e o C.G. não pode se deslocar para fora da faixa especificada como o "passeio" do C.G. durante a operação da aeronave.
Este passeio deve-se ao fato de que podemos colocar, remover ou deslocar bagagens, passageiros e combustível no interior de uma aeronave, alterando, assim, a posição do C.G. antes ou durante o vôo.
Veja o que acontece quando o C.G. se desloca no desenho abaixo :
Este deslocamento afeta a controlabilidade e estabilidade da aeronave uma vez que há alteração do braço relativo à força de cauda que é gerada pelo estabilizador horizontal e do braço relativo à força de sustentação da asa.
Imaginem o seguinte exemplo : quando fechamos uma porta segurando pela maçaneta (braço maior) utilizamos uma força muito menor do que se apoiássemos nossa mão perto da dobradiça desta (braço menor). É esta mesma situação que um piloto enfrenta quando está usando o manche da aeronave para atuar o profundor picando (nariz para baixo) ou cabrando (nariz para cima) a aeronave. É o conjunto estabilizador horizontal/profundor que atua compensando o momento produzido pela sustentação da asa. Porém como a força produzida pelo estabilizador é limitada, o deslocamento do C.G. afetará a força que o piloto deverá aplicar no manche para comandar a aeronave. Então, quando o C.G se desloca para frente, os comandos ficam mais duros e quando se desloca para trás os comandos ficam cada vez mais leves até que se passe do equilíbrio neutro até o equilíbrio negativo. Concluímos que uma aeronave com o C.G. à frente é mais estável no eixo longitudinal do que uma aeronave com C.G. atrás, uma vez que, com o C.G. à frente, a força e o braço no estabilizador aumentam tornando maior o momento produzido pelo estabilizador (Momento = Força x Braço).
Voltando à análise da ficha de pesagem e balanceamento, verificamos que alguns itens foram adicionados e outros removidos da aeronave durante a pesagem atual :
Dados Anteriores |
Peso | Braço | Momento | |
Total registrado | 6.092 | 150,83 | 918.826,00 |
Itens Adicionados |
Nomenclatura | Peso | Braço | Momento |
King KDM-706 DME Receiver | + 5 | + 67 | + 335 |
Control wheel Lock | + 1 | + 113 | + 113 |
Cabin ashtrays and cup holders (4) | + 1 | + 187 | + 187 |
Aft baggage webbing | + 3 | + 269,67 | + 809 |
ELT battery | + 1 | + 334 | + 334 |
Itens Removidos |
Nomenclatura | Peso | Braço | Momento |
Nose gear compression bar | -3 | + 30 | - 90 |
Cockpit chair protective covers | -3 | + 131 | - 393 |
Peso Vazio | 6.097 | 150,9 | 920.121,00 |
Note que os pesos removidos têm sinal negativo (-) e os adicionados têm sinal positivo (+). Os momentos terão, então os seguintes sinais :
Itens adicionados à frente do datum : (+) peso x (-) braço = (-) momento
Itens adicionados atrás do datum : (+) peso x (+) braço = (+) momento
Itens removidos à frente do datum : (-) peso x (-) braço = (+) momento
Itens removidos atrás do datum : (-) peso x (+) braço = (-) momento
Considerando os itens padrão óleo do motor e combustível não utilizável, teremos :
Nomenclatura | Peso | Braço | Momento |
Óleo do Motor | 56 | 101 | 5656 |
Combustível Não-Utilizável | 24 | 140 | 3360 |
Peso Vazio Básico | 6.177 | 150,4 | 929137 |
O valor encontrado de 150,4 polegadas é o C.G. que será utilizado pelo piloto como referência no carregamento da aeronave. É durante o carregamento que o piloto determinará a quantidade máxima de combustível, carga e passageiros permitidos pelo projeto da aeronave para que sejam mantidos os limites previstos no envelope de vôo da aeronave (veja o exemplo do formulário de pesagem e balanceamento preenchido e o diagrama do envelope de vôo).
No caso do King Air C90 as posições dos limites traseiro e dianteiro do C.G. estabelecidos pelo fabricante são :
Condição do Peso | Limite Dianteiro do C.G. | Limite Traseiro do C.G. |
9.650 libras | 153,2 polegadas | 160,0 polegadas |
9.168 libras | 151,4 polegadas | 160,0 polegadas |
7.400 libras ou menos | 144,7 polegadas | 160,0 polegadas |
Existe uma fórmula que nos dá a posição do C.G. com relação ao datum em porcentagem da CMA :
%CMA = Braço C.G. - Bordo de Ataque do CMA
CMA x 100
Ficha de Pesagem do King Air C90 Usada Como Exemplo
Formulário de Pesagem e Balanceamento Preenchido
Diagrama de Envelope de Vôo