Autor: Adilio Marcuzzo Junior
Antes de começar este artigo vamos relembrar alguns conceitos da física e de termos usados na pesagem e balanceamento de uma aeronave :
Força = é a causa da modificação do estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou de uma deformação (a força gravitacional sobre qualquer objeto situado próximo à superfície da Terra é chamada peso do corpo).
Força resultante = Uma força única que possa produzir em um corpo o mesmo efeito que um sistema de forças a ele aplicado chama-se resultante do sistema.
Equilíbrio de um corpo = Quando for nula a ação de um sistema de forças que atua sobre um corpo, diz-se que o corpo está em equilíbrio.
Momento = A medida da eficiência de uma força no que se refere à tendência de fazer um corpo girar em relação a um ponto fixo chama-se momento da força em relação a esse ponto.
Observem a balança abaixo como exemplo de equilíbrio :
Onde P1 e P2 são os pesos de cada lado da balança e a e b são os braços da balança.
Para que a balança permaneça em equilíbrio é necessário que :
P1 = P2 e a = b ou P1 x a = P2 x b (soma dos momentos=zero) |
Mas, se um dos casos abaixo acontecer, a balança vai se desequilibrar entrando em rotação :
a) Se P1<P2 e a=b ou P1=P2 e a<b : o momento P1 x a será menor que o momento P2 x b o que produzirá uma rotação para a direita
b) Se P1> P2 e a=b ou P1=P2 e a>b : o momento P1 x a será maior que o momento P2 x b o que produzirá uma rotação para a esquerda
Consideramos o momento de giro à direita como positivo (+) à esquerda como negativo (-)
Centro de Gravidade = O ponto de aplicação da força resultante do peso de todas as partículas de um corpo se denomina centro de gravidade do corpo. Se uma aeronave for suspensa pelo seu CG ela estará em equilíbrio e não tenderá a cabrar ou picar (vide desenho abaixo).
Combustível não utilizável = Combustível remanescente no tanque após completar um ensaio específico de acordo com os regulamentos de homologação. Inclui o combustível não utilizável drenável mais o combustível não drenável.
Combustível não drenável = Combustível remanescente quando os tanques são drenados por meios normais usando os procedimentos e atitudes especificados para drenagem dos tanques.
Peso vazio = Peso da estrutura, motores, mobília, sistemas e outros itens do equipamento que são parte integral de uma configuração particular.
Peso vazio básico = Peso vazio mais itens padrão.
Peso Operacional = tripulação + bagagem + comissaria + combustível de decolagem
Itens padrão = Equipamentos e fluidos que não são parte integral de uma aeronave particular e não são uma variação do mesmo tipo de aeronave. Esses itens podem incluir, mas não estão limitados a:
(a) Combustível não utilizável
(b) Óleo do motor
(c) Fluido do toalete
(d) Extintores
(e) Todos os fluidos
(f) Combustível não drenável
Peso básico = Peso vazio básico mais equipamentos opcionais instalados.
S = Bordo de ataque da C.M.A.
I = Braço do apoio dianteiro
L = Distância entre os apoios
R = Braço do apoio traseiro
C.M.A. Corda Média Aerodinâmica = é estabelecida pelo fabricante da aeronave que define seu bordo de ataque e seu bordo de fuga com relação ao datum.
Referência ou Datum = linha imaginária no plano vertical da qual todas as medidas horizontais (I, L, R e S) são tomadas com o propósito de balanceamento da aeronave em atitude de vôo nivelado.
Procedimentos de Pesagem
Uma aeronave deve ser repesada periodicamente ou quando componentes são removidos/instalados ou quando efetuada a pintura geral (vide a tabela 1 como referência de período para pesagem de cada modelo de aeronave), pois, é necessário que saibamos se o Peso Máximo de Decolagem (PMD), o Peso de Aterragem (PA) e o Peso com Zero Combustível (PZC) verificados estão em conformidade com os dados estabelecidos no TCDS (Type Certificate Data Sheet) ou EA (Especificação de Aeronave).
É importante que os valores encontrados durante a pesagem estejam de acordo com os limites estabelecidos no projeto da aeronave, pois, caso contrário, o excesso de peso poderá acarretar deformações, trincas ou rupturas de partes da estrutura da aeronave além de aumento de velocidade de decolagem, aterragem e estol, redução de autonomia, entre outros problemas.
A pesagem da aeronave deve ser efetuada dentro de um hangar para se evitar a influência de ventos e seguindo os dados e instruções que podem estar detalhados no Manual de Vôo, Manual de Pesagem, Manual de Manutenção ou mesmo no TCDS/EA de cada aeronave.
Os seguintes passos devem ser verificados antes de se iniciar a pesagem :
- Primeiramente devemos verificar se os itens que fazem parte dos itens padrão estão instalados na aeronave e aqueles que não fazem já foram removidos
- Remova excesso de sujeira excessiva, graxa, umidade, etc.
- Deve-se avaliar se a aeronave será pesada somente com o combustível não drenável ou com os tanques cheios, se as instruções de pesagem do fabricante permitirem
- Verifique se boletins de serviço do fabricante, que afetem a pesagem, foram incorporados, pois, pode haver aumento de peso máximo de decolagem quando certas modificações são incorporadas
- Verifique se a aeronave está alinhada no plano longitudinal através do uso de réguas de nivelamento utilizando os pontos de referência mostrados nos manuais dos fabricantes
- Não acione os freios durante a pesagem da aeronave
- Verifique se a pesagem lateral será necessária para o modelo da aeronave
- Verifique se a balança a ser utilizada na pesagem está com a validade de sua aferição dentro do prazo de vencimento consultando o último laudo de aferição por empresa certificada
- Verifique se as células da balança serão colocadas nos apoios dos macacos ou será utilizada balança apoiadas sob as rodas. Muito cuidado ao efetuar os cálculos, pois, os braços (R e I) terão dimensões diferentes para cada ponto de apoio adotado
Observados os tópicos acima, poderemos efetuar a pesagem registrando os resultados dos pesos obtidos em cada apoio das células das balanças e efetuando a avaliação da ficha de pesagem e balanceamento.
Tabela 1
Tipo de Aeronave | Categoria de Homologação | Categoria de Operação | Prazo de Pesagem(*) |
Convencional/Turbo-hélice | RBHA 23(FAR23) Aviões categoria normal | Conforme RBHA 91 | Indeterminado |
Jato Puro/Turbofan (monomotor) | RBHA 23(FAR23) Aviões categoria normal | Conforme RBHA 91 | Indeterminado |
Convencional/Turbo-hélice/ Jato Puro/TurboFan | RBHA 23(FAR23) Aviões categoria transporte regional | Conforme RBHA 91 | 5 anos |
Jato Puro/TurboFan (multimotor) | RBHA 23(FAR23) Aviões categoria Normal | Conforme RBHA 91 | 5 anos |
Convencional/Turbo-hélice | RBHA 25(FAR25) Aviões categoria transporte | Conforme RBHA 91 | 5 anos |
Jato Puro/TurboFan | RBHA 25(FAR25) Aviões categoria transporte | Conforme RBHA 91 | 5 anos |
Convencional/Turbo-Eixo | RBHA 27(FAR27) Aeronaves de asas rotativas categoria normal | Conforme RBHA 91 | Indeterminado |
Convencional/Turbo-Eixo | RBHA 29(FAR29) Aeronaves de asas rotativas categoria transporte | Conforme RBHA 91 | 5 anos |
Todas | Todas | Conforme RBHA 135 | 3 anos ou 5 anos conforme especificações operativas |
Todas | Todas | Conforme RBHA 121 | A cada 5 anos ou conforme especificações operativas |
(*) Com exceções dos seguintes casos :
(1) Aeronaves cujos manuais aprovados definem intervalos de tempo entre pesagens consecutivas devem ser repesadas de acordo com tais manuais.
(2) sempre que houver dúvidas quanto à exatidão de seu peso e balanceamento.
(3) após ter sido submetida a serviços de manutenção, modificações e reparos que possam ter alterado seu peso, incluindo pintura geral, grandes reparos, grandes modificações, mudanças de configuração, etc.
OBS.: As datas das cartas de correções de fichas de pesagem e balanceamento não devem ser consideradas quanto à revalidação de uma pesagem.