Autor : Edison Giovani de Faria Loredo

Quando executamos limpeza das partes externas das aeronaves devemos seguir os procedimentos descritos nos manuais de manutenção da aeronave em questão. Existem vários problemas associados com lavagens utilizando procedimentos impróprios, especialmente quando estes são efetuados com lavagens sobre alta pressão de água e agentes de limpeza. As lavagens utilizando alta pressão não são recomendadas para limpeza das partes externas das aeronaves incluindo trem de pouso e motores. Este tipo de limpeza remove graxa dos rolamentos das rodas, pode danificar a pintura das áreas expostas ao jato de água, remove os agentes lubrificantes dos pinos e das buchas das articulações das tesouras dos trens de pouso, provocam infiltração de água pelos furos de drenagem da fuselagem além de prejudicar as articulações dos pinos das dobradiças das comportas dos trens de pouso. Um spray acentuado próximo ao compartimento de aviônicos pode facilitar a penetração de umidade criando condições para formação de corrosão nos componentes eletrônicos e danos aos componentes elétricos que estiverem instalados naquela seção. Antes do início da execução da limpeza devemos tomar os seguintes cuidados :

1 - Consultar o manual de manutenção para obter conhecimento dos procedimentos citados no mesmo.

2 - Verificar, junto ao capitulo 12 do manual de manutenção, as localizações dos pontos de lubrificação das partes externas como articulações do trem de pouso dobradiças, articulações das portas de acesso, fechaduras, rodas, freios, regiões dos rolamentos das fixações dos controles de vôo, trilhos dos flapes, trilhos dos slats, etc. Após o reconhecimento, deve ser evitado a pulverização dos agentes de limpeza nestes pontos.

3 - Assegure que todas as tomadas estáticas e tubos de pitot estão com capas protetoras para evitar a infiltração de água. Muito cuidado deve ser tomado quando for utilizado tapes para proteger estas partes. Devemos usar fitas de cores vermelho ou laranja e tamanho de fácil visualização para evitar esquecimento das mesmas após a limpeza.

4 - Assegure que a porta de acesso, janela de emergência e as janelas de mau tempo estão corretamente fechadas.

5 - Use somente os produtos de limpeza recomendados pelo manual de manutenção tomando o cuidado de usar o agente certo para cada região indicada. Na maioria dos manuais de manutenção é indicado o uso de sabão neutro misturado com água e uma esponja de celulose. Detergentes pesados podem provocar a perda de brilho da pintura, seguido de "envelhecimento" precoce da superfície.

6 - É de extrema importância conhecer os cuidados que devem ser tomados durante a limpeza dos pára-brisas e janelas. Estas partes são suscetíveis a riscos e danos provocados por ataques químicos causados por limpeza inadequada. Nunca utilize vassouras e panos que tenham sido usados na limpeza de outras áreas da aeronave para limpar os pára-brisas e janelas, pois estes podem conter impurezas como poeira e outras partículas abrasivas que podem arranhar estes componentes. O ideal para limpeza dos pára-brisas e janelas é o uso de água corrente para remoção de impurezas com o auxilio das mãos tomando o cuidado de remover anéis e alianças antes do início do trabalho.

7 - Evite que a solução de sabão e água seque na aeronave, isto poderá provocar manchas na pintura.

8 - Nunca use panos que foram utilizados nos trem de pouso para limpezas em outro pontos da aeronave.

9 - Após a limpeza da aeronave verifique se não houve infiltrações de água, seque as partes possíveis, remova todas as fitas ou protetores instalados e verifique se existe algum ponto que deve ser lubrificado na aeronave.