Autor: Adilio Marcuzzo Junior
Atingir os objetivos de uma manutenção bem executada, ou seja, dentro dos valores orçados, no prazo estipulado e com a qualidade almejada requer a colaboração de todos os funcionários envolvidos.
Para que as pessoas trabalhem com dedicação na tarefa a ser desenvolvida é fundamental que o chefe de mecânicos, inspetor responsável ou responsável pela qualidade, ou seja, qualquer pessoa que exerça funções de gerenciamento, haja como um líder e não um chefe autoritário.
Foi-se o tempo em que um diploma era suficiente para se ter sucesso em uma empresa. Diplomas são apenas pedaços de papel se o profissional que gerencia pessoas não consegue se atualizar acompanhando a evolução da tecnologia e administração modernas.
Conseguir reunir pessoas com características diferentes e levá-las ao sucesso deve ser o objetivo de quem gerencia uma equipe de manutenção.
Sabemos que, no passado, eram comuns os chefes que, devido a sua incapacidade administrativa ou técnica, impediam seus subordinados de estudarem e evoluírem tecnicamente, pois, tinham medo de que pessoas mais capazes tomassem o seu cargo no futuro. Hoje, é cada vez mais raro este tipo de conduta desprezível que causa traumas em alguns profissionais levando vários a desistirem da profissão ou simplesmente conduzirem uma carreira medíocre até sua aposentadoria.
É fundamental que os responsáveis pelas empresas saibam identificar estes problemas e ajam com medidas que corrijam esta situação, pois, funcionários trabalhando em um ambiente sem perspectivas de crescimento profissional dificilmente terão disposição para realizar seu trabalho corretamente. Um mecânico de manutenção aeronáutica não pode trabalhar em um ambiente de repressão, falta de companheirismo, autoritarismo de chefias e proprietários insensíveis.
Para evitar que a segurança de vôo seja comprometida, os empresários de nossa aviação devem investir em administradores que valorizem a vontade de aprender de seus subordinados e que criem condições de trabalho onde a mentalidade seja a de que todos são iguais e fazem parte da mesma equipe, indiferentemente do nível cultural ou posição que ocupam na empresa. O administrador moderno não deve apenas ler livros de administração e gerenciamento atualizados e cursar MBA´s mas, aplicar o que aprendeu com eles quando se trata da valorização do famoso "cliente interno da empresa" . Tirar o "traseiro" da cadeira e ir ao "chão de fábrica" para ouvir até mesmo o mais simples dos funcionários é primordial para se entender o que acontece no dia a dia da empresa.
O maior prêmio que podemos receber como líderes é acompanharmos pessoas que começaram suas carreiras conosco e evoluíram seguindo nossos ensinamentos. Quando nossos pupilos se tornam melhores do que nós mesmos, nossa missão de ensinar e liderar foi alcançada plenamente.