Autor: Adilio Marcuzzo Junior

Muito utilizada em aeronaves de asas rotativas cujos fabricantes já as enviam com a documentação quando da compra de uma nova aeronave, a Ficha Histórico de Serviços de Componentes e Acessórios que é a ficha que controla os registros de manutenção dos acessórios com vida limite ou tempo revisão geral estabelecidos pelo fabricante ou pelo programa de manutenção de um operador, geralmente não é utilizado por operadores de aeronaves de asas fixas privadas, porém, constitui excelente ferramenta de controle para o operador ou proprietário que mantenham um estoque de peças sobressalentes ou que possuam uma grande frota de aeronaves onde seja rotineira a troca de componentes entre estas.
Esta ficha é sempre mantida arquivada quando o componente está em operação na aeronave e acompanha a peça quando serviços estiverem sendo executados nesta por empresa homologada (vide desenhos 1 e 2).
Neste documento são registradas as diretrizes cumpridas, fundamentais para manter a aeronavegabilidade do componente em caso de algum defeito, erro de projeto ou procedimentos de manutenção que resultem em situações de falha do componente.
A nova IAC 119-1001 prevê em seu anexo 33 um modelo de Ficha Histórico de Serviço de Componentes e Acessórios que também pode ser utilizada por operadores de aeronaves privadas (Figura 1).
Caso prefira, o operador pode substituir esta ficha no controle de remoção de acessórios, de uma aeronave para outra, utilizando outro documento previsto na IAC 3149, o SEGVÔO 003 (Figura 2), no entanto, nunca se esquecendo que no campo 13 deste formulário devem constar informações da matrícula da aeronave de que foi removido, a data, o tempo e os ciclos desde novo do acessório, o tempo e os ciclos desde revisão geral do acessório, o tempo e os ciclos entre revisão do acessório e, muito importante, as horas totais e os ciclos totais da aeronave no momento da remoção do acessório.
Nossa preferência é pela utilização da Ficha Histórico que já possui todos os campos necessários e evita a confusão entre o controle de horas/ciclos da aeronave e do componente que está sendo instalado nela, ou seja, um componente tem seu controle de vida individual, diferente da vida da aeronave, pois, na maioria dos casos, o componente quando instalado novo ou usado, não tem a mesma hora total ou ciclo total que a aeronave possui.



FIGURA 1 (FRENTE)



FIGURA 1 (VERSO)



FIGURA 2



DESENHO 1

Com o componente instalado a Ficha Histórico fica arquivada




DESENHO 2

Com o componente removido a Ficha Histórico acompanha a peça