Autores: Adilio Marcuzzo Junior / Edison Giovani de Faria Loredo
Da mesma maneira que uma pessoa que está comprando um automóvel usado pede uma orientação a um mecânico de confiança, um operador que esteja pensando em comprar uma aeronave usada não deve fazê-lo sem antes solicitar os serviços de um mecânico ou empresa homologada para o tipo de aeronave que pretenda adquirir através de uma inspeção de pré-compra. Uma aeronave exige alto investimento em sua compra e se algum serviço de manutenção não efetuado ou discrepâncias não observadas anteriormente puderem ser previstos antes da compra de uma aeronave o comprador poderá renegociar o preço com o proprietário atual conseguindo até um desconto no preço de venda.
Alguns tópicos cuja avaliação se faz necessária antes da compra de qualquer aeronave são :
● Verificar se o plano do fabricante está sendo mantido de maneira correta;
● Verificar se os componentes estão com os limites de vida válidos e tempo entre revisões não vencidos;
● Instruções de diretrizes de aeronavegabilidade e boletins de serviços cumpridos;
● Grandes modificações e grandes reparos aprovados conforme legislação vigente;
● Histórico de acidentes anteriores
● Inspeção operacional e cheque de motores
● Inspeção quanto à corrosão em áreas críticas
● Verificação da limpeza do sistema de combustível (aeronaves cujos operadores não tenham como procedimento de rotina a drenagem de água podem estar com o sistema de combustível e demais acessórios contaminados)
● Inspeção boroscópica dos motores
● Verificação do padrão de qualidade das empresas que executaram manutenções anteriores
Uma dica : o comprador deve ser informado pelo mecânico ou pela oficina que executam a inspeção, em alguma cláusula do contrato da pré-compra, que áreas não inspecionadas, ou por não autorização do proprietário ou por vontade do comprador, não serão de responsabilidade de quem inspeciona se houver algum problema ou discrepância que necessite ação corretiva posterior ao período da inspeção de pré-compra.
Se várias aeronaves estiverem sendo avaliadas e a condição de conservação destas forem equivalentes, o futuro proprietário pode solicitar, a quem está realizando a pré-compra ou outras oficinas, um estudo visando a previsão de gastos baseado no vencimento dos itens do plano de manutenção de cada uma para que a escolha recaia, preferencialmente, naquela cujos gastos com a manutenção planejada seja a menor pelo período de um, dois ou mais anos após a compra, ou pelo tempo que o comprador preferir.
Este estudo é muito importante, pois, corrigir algumas discrepâncias hoje é muito mais barato que a revisão de um motor que deveria ser efetuada daqui a dois ou três anos.
Outros cuidados devem ser tomados quanto à correta escolha durante a compra da aeronave como o tipo de operação, autonomia necessária, tamanho, tempo em que se pretende ficar com a aeronave, estudo financeiro com relação à depreciação, mas estes tópicos, poderemos discutir posteriormente. O importante é que o operador efetue a compra de um equipamento que satisfaça as suas reais necessidades e sem custos adicionais que não estejam em seu planejamento de gastos com a manutenção.