Uma Nova Mentalidade na Manutenção de Aeronaves
Autor : Adílio Marcuzzo Junior
Ao iniciar este artigo gostaria de fazer algumas perguntas a você, leitor, relacionadas ao tema Manutenção de Aeronaves:
Quantas revistas especializadas que tratam do assunto manutenção de aeronaves existem no Brasil ?
Quantos profissionais de nossa aviação escrevem sobre artigos técnicos e legislação referentes à manutenção de aeronaves como é o caso de revistas americanas como a AMT – Aircraft Maintenance Technology ?
Quantas escolas oferecem cursos de formação de engenheiros, tecnólogos e mecânicos preparados para atuar, assim que recebem seus diplomas, na área de manutenção aeronáutica ?
O que faz e qual a importância do preparo de um profissional de Controle Técnico de Manutenção (CTM) ?
Quantos profissionais de manutenção sabem responder à aplicação de uma diretriz de aeronavegabilidade* de maneira correta ?
Quantos profissionais da área técnica da aviação sabem realmente a abrangência de sua responsabilidade legal quando assinam como responsáveis técnicos por uma empresa de manutenção aeronáutica ?
Quantos proprietários de oficinas de manutenção aeronáutica e proprietários de aeronaves sabem a diferença entre a responsabilidade de um mecânico de manutenção aeronáutica e um mecânico de automóveis ?
Quantas são as empresas de manutenção de aeronaves que utilizam ferramentas da qualidade (5S, Kaizen, ferramentas de planejamento, entre outras) para a redução de custos e obtenção da qualidade exigida pelos clientes atuais ?
Alguém já ouviu falar de premiação anual para profissionais de diversas áreas da aviação no Brasil, certo ? São prêmios para a indústria, personalidade do ano, companhias aéreas, reportagens mas, e para a área técnica alguém conhece algum prêmio?
Muitas perguntas sem respostas ? Existem outras perguntas que poderíamos formular sobre o assunto, porém, penso que você deva entender a importância da valorização da atividade de manutenção e a minha preocupação com a qualificação dos profissionais que atuam neste ramo da aviação brasileira.
Não quero que vocês concluam que estou pessimista com relação à nossa manutenção, pelo contrário, nossa aviação está evoluindo muito no que diz respeito à qualidade do serviço de manutenção prestado por empresas brasileiras, podemos considerar que nossa mão-de-obra de manutenção efetua trabalhos muito eficientes quando comparada a países mais desenvolvidos que possuem condições de trabalho melhores que a nossa, o Departamento de Aviação Civil, a partir do ano de 1996, com a emissão de uma nova revisão da IAC** 3108, começou um processo de atualização de nossa legislação de manutenção e melhoria no que diz respeito à instrução do profissional da aviação civil, como é o caso dos cursos ministrados pelo Instituto de Aviação Civil, que contribuíram em muito para o nosso aprimoramento profissional, resultado disto, é o índice de acidentes em nossa aviação ser um dos menores do mundo.
Mas, já é tempo, ou melhor, estamos atrasados com relação a uma discussão mais ampla e profunda dos tópicos acima mencionados, entre outros. É por isso que nós, profissionais de manutenção, necessitamos que mais espaços, como este, estejam disponíveis, também, na nossa imprensa especializada de aviação.
Se quisermos melhorar ainda mais os nossos índices de confiabilidade de manutenção será preciso que as respostas às perguntas aqui levantadas sejam as mais positivas possíveis.
Uma nova mentalidade deve acompanhar cada profissional de manutenção aeronáutica no Brasil, sejam estes técnicos, engenheiros ou administradores. É preciso que nossos técnicos, eu disse, TÉCNICOS de manutenção, sejam valorizados pela importância de seu trabalho e o nível de conhecimento e instrução que possuem e não simplesmente serem chamados de “GRAXEIROS” ou “PEÕES” por uma mentalidade atrasada.
A nossa postura e orgulho como profissionais de aviação devem ser exemplares. Você empresário desta atividade deve ter como prioridades :
a satisfação com ambiente de trabalho
a qualidade do treinamento oferecido e
o reconhecimento proporcionados a seus técnicos.
E você, usuário do transporte aéreo, alguma vez, no momento de uma decolagem, parou para pensar nas condições de trabalho da equipe de mecânicos que efetuou a última inspeção na aeronave ? Será que o torque dado nos parafusos que fixam o berço dos motores foram efetuados de maneira correta ?
Pensem bem, quantas pessoas morrem a cada erro médico ? E quantas morreriam, de uma só vez, dentro de um Boeing 747 por um erro de manutenção ?
Uma aeronave voa porque foi bem projetada para esta função, porém, somente continuará a voar com segurança se for bem mantida e nós, senhores, somos elo vital neste processo.
É com muita satisfação que escrevo estas palavras para o primeiro site brasileiro desenvolvido especialmente para profissionais de manutenção de aeronaves.
Espero que, cada vez mais, profissionais de manutenção se empenhem em transmitir sua experiência e conhecimento através de artigos técnicos voltados à manutenção. Aproveitem este espaço e mãos à obra.
Nossa aviação agradece.
* Diretriz de Aeronavegabilidade é um documento emitido pela autoridade aeronáutica, visando eliminar uma condição insegura existente em um produto aeronáutico, com probabilidade de existir ou de se desenvolver em outros produtos do mesmo projeto de tipo. O seu cumprimento é obrigatório (RBHA 39 - Diretrizes de Aeronavegabilidade).
** Instruções de Aviação Civil (IAC) são publicações que contêm instruções de caráter permanente, relativas à organização, às atribuições, ao funcionamento e aos procedimentos dos Órgãos do Sistema de Aviação Civil ou que estabelecem normas para pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, no trato de assuntos relacionados com o DAC.