Serviços

Confira todos os serviços que nós realizamos!

  • Organização e gerenciamento de CTM (Controle Técnico de Manutenção) para empresas certificadas conforme o RBAC 121 e 135, SRM (Seção de Registro de Manutenção) de empresas certificadas conforme o RBAC 145 e serviços de CAMO (Continuing Airworthiness Management Organization) para aeronaves de operadores privados (RBAC 91)
  • Elaboração de manuais : MGO (Manual Geral de Operações), MCP (Manual de Cargas Perigosas), MGM (Manual Geral de Manutenção), Manual de Qualidade, Manual de Organização de Manutenção, Programa de Treinamento de Manutenção, MEL (Minimum Equipment List), Programa de Manutenção Aprovado de Aeronaves, Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO), Manual de CRM (Corporate Resource Management)
  • Gerenciamento de manutenção, documentação e contratos de garantia de aeronaves operadas conforme o RBAC 91
  • Análise de documentação e programa de manutenção de aeronaves
  • Avaliação física de aeronaves
  • Inspeção de recebimento de aeronaves junto a fabricantes e oficinas
  • Acompanhamento de aeronaves em vistorias iniciais e especiais no Brasil e exterior
  • Organização digital de manuais de treinamento e de documentos de manutenção e operação de aeronaves.
  • Curso “Legislação Aeronáutica – Ênfase em Manutenção”

Serviço de Análise Documental e Programa de Manutenção de Aeronaves

  • Análise do programa de inspeções da célula
  • Análise de vida limite, inspeções e revisão geral de componentes da célula
  • Análise de diretrizes de aeronavegabilidade da célula e seus componentes
  • Análise de boletins e cartas de serviço mandatórios da célula
  • Análise de grandes modificações e grandes reparos incorporados na célula
  • Análise das instruções de aeronavegabilidade continuada incorporadas na célula
  • Análise de documentação de comprovação de origem de material da célula
  • Análise do programa de inspeções dos motor
  • Análise de vida limite, inspeções e revisão geral de componentes do motor
  • Análise de diretrizes de aeronavegabilidade do motor e seus componentes
  • Análise de boletins e cartas de serviço mandatórios do motor
  • Análise de grandes modificações e grandes reparos incorporados no motor
  • Análise das instruções de aeronavegabilidade continuada incorporadas no motor
  • Análise de documentação de comprovação de origem de material aplicado no motor
  • Análise do programa de inspeções de hélice
  • Análise de vida limite, inspeções e revisão geral de componentes de hélice
  • Análise de diretrizes de aeronavegabilidade de hélice e seus componentes
  • Análise de boletins e cartas de serviço mandatórios de hélice
  • Análise de grandes modificações e grandes reparos incorporados na hélice
  • Análise das instruções de aeronavegabilidade continuada incorporadas na hélice
  • Análise de documentação de comprovação de origem de material aplicado na hélice
  • Análise da preservação dos registros primários de manutenção (cadernetas, formulários, laudos, relatórios e diários de bordo)
  • Análise do manual de vôo/operações e lista de verificações
  • Análise das documentações de bordo obrigatórias
  • Análise da situação da aeronave com relação à regulamentação aeronáutica brasileira
  • Análise da situação da assinatura e relatórios do CESCOM, CAMP Systems ou sistema equivalente, se aplicável

Serviço de Gerenciamento de Aeronaves

  • Monitormento e atualização do programa de manutenção da aeronave com relação à documentação de bordo, inspeções, controle de componentes, diretrizes de aeronavegabilidade, boletins de serviço e grandes alterações e reparos incorporados
  • Monitoramento da situação da aeronave com relação às alterações na regulamentação aeronáutica
  • Monitoramente e atualização de relatórios informatizados (CESCOM, CAMP, AVTRAK, FLIGHTDOCS ou equivalentes).
  • Planejamento de parada da aeronave com relação às tarefas do programa de manutenção
  • Atualização e conferência dos registros de manutenção e ordens de serviços efetuados por oficinas
  • Análise de itens em garantia
  • Atualização de dados de programas de célula, motores e aviônicos (JSSI, MSP, MPP, HAPP ou equivalentes), se aplicável
  • Acompanhamento da CONTRATANTE em oficinas e nas reuniões e vistorias com a autoridade aeronáutica
  • Análise de ordens de serviço de oficinas visando a redução de custos de manutenção    
  • Envio de relatórios periódicos sobre a condição da documentação e do programa de manutenção da aeronave

Curso Legislação Aeronáutica - Ênfase em Manutenção

1 – Descrição

Curso de Legislação Aeronáutica, desenvolvido com base nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) e nas Instruções Suplementares (IS) emitidos pela Autoridade Aeronáutica brasileira.

2 – Objetivos

  • Fornecer conhecimento básico inicial da legislação aeronáutica vigente no Brasil aos profissionais de aviação que exerçam funções técnicas em organizações de manutenção e empresas aéreas;
  • Atender às exigências previstas na IS 145-010, parágrafo D5.1.4.5(a), quanto ao treinamento de funcionários de organizações de manutenção;
  • Efetuar a formação de profissionais de CTM (Controle Técnico de Manutenção) de empresas homologadas conforme os RBAC 135 e 121 e SRM (Seção de Registro de Manutenção) para empresas certificadas conforme o RBAC 145
  • Informar os usuários da aviação civil quanto à evolução de nossa legislação aeronáutica
  • Orientar os usuários da aviação civil quanto à manutenção da aeronavegabilidade de uma aeronave

 

3 – Público-Alvo

Funcionários das áreas de engenharia, manutenção, operações, logística e administração de organizações de manutenção, operadores RBAC 91/135/121, aeroclubes, fornecedores de peças, prestadores de serviços aeronáuticos, associações e representantes de escolas de aviação e estudantes.

4 – Conteúdo Programático

  • Catálogo de Publicações da ANAC
  • RBAC 1, 11, 21, 23, 25, 27, 29, 39, 43, 45, 65, 91, 119, 135, 145;
  • IS 20-003, 21-004, 21-010, 21.181-001, 39-001, 39.19-001, 43-001, 43.9-001, 43.9-002, 43.9-003, 43.13-004, 91.409-001, 119-004, 145-001, 145.109-001, 91-012;
  • Comparativo entre a legislação aeronáutica brasileira (ANAC), americana (FAA) e européia (EASA): Brazilian RBAC 43 X FAR part 43 X EASA part M / Brazilian RBAC 65 X FAR part 65 X EASA part 66 / Brazilian RBAC 145 X FAR part 145 X EASA part 145;
  • Uso das FAA AC 43.13-1B – Acceptable Methods, Techniques, and Practices Aircraft Inspection and Repair e AC 43.13-2B – Acceptable Methods, Techniques, and Practices – Aircraft Alterations;
  • Uso de formulários: FORM 337 (SEGVÔO-001) / FORM 8110-3 (F-200-06E) / FORM 8130-3 (SEGVÔO-003 / EASA FORM 1);
  • Avaliação e análise de documentação referente a grandes reparos e grandes alterações;
  • Uso do TCDS (Type Certificate Data Sheets) / EA (Especificação de Aeronave) durante atividades de manutenção;
  • Parts Manufacturer Approval (PMA) X Atestado de Produto Aeronáutico Aprovado (APAA) e Technical Standard Order (TSO) X Ordem Técnica Padrão (OTP);
  • Itens de Inspeção Obrigatória
  • Registros e manutenção de registros primários de manutenção;
  • Teoria e requisitos da legislação referentes à pesagem e balanceamento de aeronaves;
  • Políticas de recebimento e inspeção de recebimento de material aeronáutico;
  • Análise de diretrizes de aeronavegabilidade
  • Análise de ICA (Instruction for Continued Airworthiness) e suplementos após a realização de grandes modificações e grandes reparos;
  • Manutenção, manutenção preventiva e alterações efetuadas para operadores conforme os RBAC 121 e 135;
  • Fatores Humanos: comentários e análise da Lista de Verificação Pessoal dos Mínimos de Manutenção;

Consultorias, documentações e avaliações de aeronaves!

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